sábado, 30 de maio de 2009

Relato do "parto".

Bem, aprendi que parto só é o parto normal. Cesárea na verdade se trata de cirurgia e nao de parto! Entao irei contar sobre minha tentativa de parto que terminou numa maravilhosa cirurgia que trouxe minha amada filha com muita saúde para os meus braços.

Na verdadde, acho que estava com tanto medo da dor do parto que meu corpo travou e nao se abriu para o momento.

Fui ver os post's anteriores e minha bolsa rompeu exatamente após eu escrever que estava completando 38 semanas, no dia 01 de Abril, o famoso "dia da mentira". De manha até brinquei com meu marido quando ele saiu para trabalhar "Se liga que apesar de hoje ser dia da mentira posso acabar te ligando dizendo que Pietra vai nascer!"

Pois nao é que, aproximadamente as 17h, quando ainda estava com o laptop no colo, vasculhando qualquer coisa na internet para passar o tempo, sentada no sofá... sinto uma agua escorrendo e falo para minha mae que estava ao lado: Saiu tanto corrimento agora que molhou até o sofá... entao corri para o banheiro para limpar e lá caiu uma pocinha de agua "limpa" no chao. Chamei ela para ver e ela disse que era liquido aminiótico. Liguei imediatamente para obstetra e ela pediu para eu colocar um absorvete, me deitar e observar se continuava saindo e se começariam as contraçoes.

Tentei avisar para o meu marido mas ele nao atendeu o telefone, entao passei mensagem pq ele poderia estar em alguma reuniao... mas nem a mensagem ele viu!

Como eu estava muito aterafada nos ultimos dias, a defesa da minha dissertaçao de mestrado foi no dia 30/03(segunda-feira) de manha... passei a tarde dormindo relaxada, afinal fechei mais um ciclo da minha vida! Na terça-feira acordei tarde, fui fazer a cardiotocografia e quando voltei pra casa fui relaxar novamente na cama. Na quarta-feira fui a consulta com a obstetra, já com medo da "dedada", mas como estava completando 38 semanas ainda, passou nova ultrassonografia e o temido "toque"para a semana seguinte... ufaaaaaaaaa escapei!!

Assim, quando soube que a bolsa tinha estourado, corri para arrumar o quartinho de Pietra, tirar toda a poeira, arrumar o berço... nada de ficar deitada! Até mesmo porque queria um parto normal e se exercitar poderia ajudar na evoluçao do trabalho de parto. E, me disseram que ficar acocorada ajudava o bebê a descer e encaixar direitinho.

Terminei de limpar o quarto, arrumar o berço e nada do TP evoluir, nem de meu marido chegar. As 22h fomos dormir tranquilamente, afinal era melhor descansar logo pq só Deus sabia como seria as horas seguintes do TP. Pois só levantei de madrugada para fazer xixi e o absorvente continuava molhando. As 5h da manha acordei com "cólicas" e ao ir ao banheiro fazer xixi vi que o absorvente agora estava bem molhado e com um pouco de sangue. Comecei a contar as contraçoes que estavam de 3 em 3 minutos mas bem fracas. Com medo do sangue, resolvi ir na emergencia do Memorial Sao José, onde seria o parto. Era muito cedo para ligar para a obstetra e nao queria ir para maternidade sem dilataçao. O tao temido toque foi feito pela plantonista e nao havia nenhuma dilataçao, mesmo assim ela resolveu pedir minha internaçao e telefonou para minha obstetra avisando.

Lá pelas 11h, minha obstetra veio fazer outro toque para ver a evoluçao do TP. As contraçoes continuavam de 3 em 3min, as vezes mais espassadas e fracas. Para minha tristeza, nadica de dilataçao, o colo do útero ainda estava posterior e a pediatra já estava preocupada com o tempo de bolsa rota. Nao tinha outra soluçao, decidimos chamar a equipe médica para fazer a cesárea.

Fiquei frustrada, triste, me sentindo impotente como se a "culpa" da nao evoluçao do TP fosse minha, do meu medo... o pior é que acho que foi isso SIM... embora que sempre tive esse colo do útero complicado de ser achado. Minhas antigas ginecos sempre falaram isso e quando fui fazer a histerosalpingografia o médico fez 5 tentativas e nao encontrou o colo do útero, teve que chamar outra colega para fazer o exame!

Liguei p meu marido, que havia ido trabalhar, para assistir a cirurgia. As 13h, equipe médica pronta, meu marido chegou e fomos a cirurgia. As 13:20h nasceu nossa bebe e escutei meu marido dizer "Ela é linda amor, perfeita!" Me mostraram, levaram ela para aspirar e colocaram no meu peito para mamar!! Que maravilha... mas acho que naquele momento, apesar da pediatra apertar e ficar segurando minha filha, ela nem sugou de verdade.

Pietra nasceu com 3,650kg, 50cm, e muito limpinha. Meu marido acompanhou ela no berçario enquanto terminavam de me costurar. Eu ficava cochilando e sem entender porque estavam demorando tanto p terminar... passei aproximadamente 2 horas sendo costurada... só quando fui tirar os pontos é que a médica disse que quando dava o ponto sangrava, e lá ia ela costurar novamente.

Ao me levarem para o quarto, logo trouxeram minha filha para mamar. Ela nem precisou ficar no berço aquecido. O apgar foi 9 e 10.

No fim das contas o meio como ela veio ao mundo nem importou, o que levo em consideraçao é que minha filha veio no momento certo, a gravidez foi muito planejada e desejada, e ela esperou pacientemente eu terminar o mestrado para nascer heeheheh. O que me faz feliz é ela ter vindo com saúde. Tinha medo por causa do tempo de bolsa rota, me sentiria muito culpada se ela tivesse algum problema por isso.

E a cirurgia? Foi tudo super tranquilo, a recuperaçao foi ótima! Nao precisava de ajuda para pegar ela, já tomei o primeiro banho sozinha, e com 5 dias nao estava mais tomando medicaçao nenhuma... com 10 dias já tava varrendo casa e com 15 dias fomos almoçar num restaurante. Tudo perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do nosso blog!