domingo, 11 de novembro de 2012

S. Luiz

Trago muitas lembranças do meu avô Luiz Miguel. Aquele senhor magro, esguio e de fala mansa.Durante toda minha infancia passei deliciosas férias na casa do sítio dos meus avós. Uma casa grande, com varanda nos quatro canto uma enorme jaqueira no fundo da casa e uma capela (a única da região). Era comum ver as beatas fazerem terços na casa do meu avõ.A missa do Galo também era uma tradição da familia e da região. Sempre muita gente e muita comida na mesa, mas nada se comparava ao São João da casa do Seu Luiz. Toda a familia reunida em uma só festa. Minha vó fazia garrafões de 20 litros de batida de maracujá para distribuir para o povo.A cajuina era resfriada no fundo do pote e as guloseimas corriam solta. Bolo pé de moleque, bolo baeta, de milho. Pamonha , canjica, milho cozido , beijú e queijo de manteiga feito pela minha vó. Lá fora na fogueira assávamos milho e comíamos sentado ao lado dela.Jogávamos batata doce crua nas cinzas da fogueira e no dia seguinte comíamos. Hummmmm uma delicia. Os fogos era uma festa a parte. Muito brilho e traque "peido de veia", ratinho. Quando terminava a festa e o pessoal ia embora começava uma outra festa. Todos os primos juntos brigando porque todos queriam dormir em uma unica cama.Juntos! Minha vó gritava para pararmos a bagunça e meu avô sempre muito atencioso dizia: deixa os meninos Mariana. Me emociono quando lembro de tudo que aprendi e vivi com meu avõ. Homenagear um filho colocando seu nome, certamente será para meu filho um enorme prazer. Trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do nosso blog!